Monday 19 February 2018

Opções de estoque da apple ceo


O CEO da Apple, Tim Cook, cobra US $ 36 milhões em estoque.


O CEO da Apple, Tim Cook, vendeu US $ 36 milhões em ações da empresa nesta semana, de acordo com um depósito de títulos na sexta-feira.


A venda ocorreu quando Cook passou o quinto aniversário da empresa, levantando as restrições sobre 1,26 milhão de ações que ele recebeu anteriormente.


A Apple reteve mais de 656.000 ações para atender aos requisitos de retenção de impostos, enquanto a Cook escolheu vender 334.000 ações no mercado aberto esta semana, obtendo quase US $ 36 milhões, de acordo com a apresentação da Securities and Exchange Commission.


Incluindo algumas ações anteriores da Apple, Cook ficou com 1,31 milhão de ações no valor de cerca de US $ 140 milhões no preço de fechamento de sexta-feira. Cook também poderia coletar mais 3,5 milhões de ações que permanecem sob restrições nos próximos anos.


O prêmio de compartilhamento baseou-se, em parte, em quão bem o estoque da Apple na relação com o Standard & amp; Poor & # 8217; s 500 Index ao longo dos últimos três anos. Isso gerou alguma controvérsia de especialistas em compensação, que argumentaram que a medida simples pode não ter refletido com precisão o desempenho da Cook como CEO. Dos 1.26 milhões de ações concedidas, 280.000 dependem da medição do desempenho.


O retorno total da Apple ajustado para as divisões de ações e dividendos para os três anos foi de 68%. Uma vez que estava no topo de um terço de todas as ações da S & P 500, a Cook recebeu a parcela máxima de ações alocadas com base no desempenho, ou 280.000 ações. Se o retorno da Apple caísse no meio de um terço das empresas, Cook teria recebido 140 mil ações. E se a Apple (aapl) tivesse terminado em um terço inferior, a Cook não teria recebido nenhum dos compartilhamentos relacionados ao desempenho.


As ações Cook vendidas atingiram o mercado na quinta e sexta-feira a preços que variaram de um mínimo de US $ 106,54 a um máximo de US $ 107,92, de acordo com a apresentação.


Cook beneficiou de uma recente corrida no preço da ação da Apple, que ficou preso abaixo de US $ 100 por vários meses na primavera e no início do verão. Mas as ações aumentaram 11%, uma vez que a Apple apresentou resultados trimestrais positivos em 26 de julho.


O cronograma das vendas foi predeterminado sob o que é conhecido como um plano 10b5-1, nomeado após uma regulamentação da SEC que permite que os integrantes da empresa evitem taxas de insider trading, estabelecendo um cronograma de vendas antecipadamente. Mesmo que a Apple tenha sofrido com más notícias esta semana fazendo com que o preço da ação caísse, a Cook ainda teria vendido suas ações no plano 10b5-1.


Cook vendeu ações da Apple em intervalos regulares no passado, inclusive em 2018, 2018, 2018 e 2017.


CONTEÚDO FINANCEIRO PATROCINADO.


Você pode gostar.


Histórias de.


Assine nossa newsletter.


Inscreva-se & amp; Salve .


Assine nossa newsletter.


A Fortune pode receber compensação por alguns links para produtos e serviços neste site. As ofertas podem estar sujeitas a alterações sem aviso prévio.


Cotações atrasadas pelo menos 15 minutos. Dados de mercado fornecidos pela Interactive Data. ETF e fundos mútuos fornecidos pela Morningstar, Inc. Termos e condições da Dow Jones: djindexes / mdsidx / html / tandc / indexestandcs. html.


Os dados do índice S & P são propriedade da Chicago Mercantile Exchange Inc. e seus licenciadores. Todos os direitos reservados. Termos e Condições. Desenvolvido e implementado por soluções interativas de gerenciamento de dados.


O Conselho de Administração da Apple anuncia a remuneração do CEO.


"O limite de mercado da Apple aumentou de menos de US $ 2 bilhões para mais de US $ 16 bilhões sob a liderança de Steve desde seu retorno à Companhia há dois anos e meio", disse o membro da Apple, Ed Woolard. "Steve não tomou nenhuma compensação até o momento, e estamos, portanto, satisfeitos em dar a ele este avião em apreciação do excelente trabalho que ele fez pelos nossos acionistas durante esse período".


"As opções de compra de ações da Steve foram concedidas há uma semana no preço do mercado em seguida, e ganharão valor apenas quando o preço das ações da Apple sobe, em benefício de todos os acionistas", disse Jerry York, membro da Apple Board. "Esta subvenção reflete a confiança de Steve e do Conselho no valor futuro da Apple".


O salário de Steve permanecerá em US $ 1 por ano.


A Apple acendeu a revolução do computador pessoal na década de 1970 com a Apple II e reinventou o computador pessoal na década de 1980 com o Macintosh. A Apple está empenhada em trazer a melhor experiência de informática pessoal para estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores em todo o mundo através de suas inovadoras ofertas de hardware, software e internet.


© 2000 Apple. Todos os direitos reservados. Apple, o logotipo da Apple e o Macintosh são marcas registradas ou marcas comerciais da Apple. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários.


Steve Jobs sobre o valor das opções de ações.


& quot; KissPhone & quot; conceito & # 8211; realmente?


Em 18 de março de 2008, Steve Jobs foi deposto pela SEC durante sua investigação sobre o escândalo de backdating das opções de ações da Apple. A deposição nunca foi divulgada até que a Forbes a publicou na sexta-feira, depois de obtê-la através de um pedido da Freedom of Information Act. (Depósito completo embutido abaixo)


Jobs explica seu raciocínio sobre por que ele pediu ao conselho para mega concessões de opções para ele e seus altos executivos, mas alega ignorância da mecânica de como isso aconteceu depois que o conselho aprovou as próprias concessões. (Foi a falsificação dos minutos do conselho para uma reunião que nunca ocorreu, e não o retrocesso per se, que conseguiu o ex-conselheiro geral da Apple, Nancy Heinen, em água quente com a SEC - esta deposição foi por uma causa contra ela). Não há muitas revelações na frente legal no documento.


Mas o documento fornece a primeira descrição detalhada do incidente do próprio Steve Jobs em suas próprias palavras. O que ocorre na deposição é como Jobs vê a si mesmo e a sua feroz lealdade a quem trabalha para ele. Por exemplo, depois de vender a NeXt à Apple em 1997, sua razão inicial para atuar como consultor foi obter "algumas pessoas da NeXt em alguns empregos onde poderiam ajudar a Apple". Ele mesmo estava relutante no primeiro a assumir o papel de CEO na Apple porque ele não queria que as pessoas de sua outra empresa, Pixar, "pensassem que as abandonasse".


Então, quando chegou a hora de recompensar seus executivos "ultra-chave" com um milhão de opções cada, dois deles eram do NeXT. Enquanto ele estava cuidando de seus principais tenentes, tentando "surpreender e deleitar-se com o que uma carreira na Apple poderia ser", ele estava "ferido" que o conselho da Apple não fez o mesmo por ele. Então, ele teve que conversar com eles sobre trocar suas 20 milhões de opções subaquáticas por 7,5 milhões de novas, o que eles fizeram.


Eu extrai alguns dos fragmentos mais suculentos da deposição abaixo. Alguns nomes foram redatados no original, mas eu os reinsira entre parênteses, onde é óbvio que Jobs está falando. Eu também atrevi mais algumas partes para a ênfase. (Na transcrição, "A" é Jobs).


1. Ao voltar para a Apple e se tornar CEO em 1997:


P: E eu acho, apenas para voltar no tempo, então, quero apenas tentar entender um pouco a transição de ter o consultor do título para se tornar CEO. Você poderia simplesmente descrever essa transição para mim?


R: Bem, quando a Apple comprou a NeXT, a Apple estava bastante desarrumada. Era bastante fácil de ver. E eu estava tentando ajudar no papel do meu braço. Eu estava tentando ajudar a Apple pegando algumas pessoas do NeXT em alguns trabalhos onde eles poderiam ajudar a Apple, e isso é praticamente tudo o que eu estava fazendo.


. . . P: Ok, o conselho realmente disparou [Gil Amelio] na semana seguinte?


P: E você assumiu o papel de CEO?


Empregos: Bem, não, não fiz. Eu estava muito preocupado com o fato de a Pixar ser uma empresa recém-pública com acionistas, funcionários e eu sentia que - - para o meu conhecimento, nunca havia sido CEO de duas empresas públicas antes. Então eu senti que se eu fizesse o trabalho, os acionistas e funcionários da Pixar pensariam que eu os abandonaria.


Empregos. E eu decidi apenas - - que eu não poderia fazer isso. Então tomei o título de CEO interino e concordei em voltar por 90 dias para ajudar a recrutar um CEO de tempo integral.


P. Como esse esforço de recrutamento foi?


P. E quando você diz que você falhou, é que você não encontrou alguém que considerasse adequado para assumir o papel?


R. Sim. A Apple não estava em boa forma e todos sabiam disso e o tipo de candidatos que nos ofereciam os headhunters não eram muito talentosos.


Q. Ok. Em outras palavras, não o tipo de pessoas que poderiam transformar a Apple?


Q. Ok. Então, depois desses 90 dias, o que aconteceu depois?


A. Bem, simplesmente escapou para o fato de que eu fiquei. Eu mantive o título interino do CEO há algum tempo, vários anos.


2. Sobre as origens da mega concessão de 4,8 milhões de dólares para os principais executivos da Apple:


A. A Apple estava em uma situação precária na medida em que nós, você sabe, fazia a explosão da bolha da internet e pensei que a equipe executiva da Apple e a estabilidade da equipe executiva da Apple eram uma das suas principais forças. E eu estava muito preocupado porque Michael Dell, um dos nossos principais concorrentes, tinha voado Fred Anderson, nosso diretor financeiro, para Austin, acho, ele e sua esposa, eu acho, tentando recrutá-lo. E eu também estava preocupado com o fato de [SUPORTEADO] e [SUPORTEADO] dois líderes técnicos muito fortes, também eram muito vulneráveis.


Então, eu estava muito preocupado com o fato de a Apple poder sofrer grandes perdas em sua equipe executiva com o ambiente de negócios em que estávamos e os concorrentes vindos de nossa gente.


. . . Bem, eu falei com o conselho quase todas as reuniões sobre, você sabe, pessoal-chave, porque acho que esse é o principal recurso que a Apple tem, é o seu talento.


Q. Tudo bem. E quem considerou ser estas pessoas ultra-chave?


A. [Timothy Cook] que na época eu acho que era nosso Vice-presidente Executivo de Operações, talvez vendas e operações, na verdade. Fred Anderson, nosso CFO. [Jon Rubinstein] chefe de hardware. [Avi Tevanian] chefe do software.


Quem eu estou esquecendo? Eu acho que esses foram os quatro principais.


Duas dessas pessoas ultra-chave, Rubinstein e Tevanian, vieram da NeXT. Jobs ajudou-os a serem contratados pela Apple após a venda do NeXT em primeiro lugar, e depois os recompensou com as opções em um milhão de ações. Hoje, Rubinstein está competindo contra a Apple no papel de presidente executivo da Palm, apoiado por Silver Lake Elevation Partners, onde Anderson é parceiro. Isso é gratidão por você.


3. Sobre a questão de saber se a Apple estava tentando escolher uma data de concessão para as opções para maximizar o retorno aos executivos, o Jobs tenta descartar a importância do papel que desempenhou no processo.


P. E, nesse tipo de opções, sendo, em parte, uma ferramenta de retenção, a idéia é tentar obter um preço mais baixo para que exista o potencial de maximizar os lucros das opções?


A. Você sabe, isso aconteceu antes. Eu tenho que lhe dizer que, para que essas opções valem a pena, o estoque tem que subir muito em comparação com um dólar ou dois no início. . . E então, se esses caras percebessem o tipo de dinheiro que poderiam fazer em outros lugares, ficando na Apple, você sabe, eles teriam que ganhar dezenas de milhões de dólares. Esses caras são realmente caras seniores. Vários deles, você sabe, poderiam ser CEOs de algumas grandes empresas e algumas empresas de médio porte.


Então, para que eles percebam esse tipo de ganho aqui, é muito mais do que uma pequena variação no preço de exercício.


No entanto, com um milhão de ações cada, cada aumento de US $ 1 traduzido em um ganho de US $ 1 milhão e um milhão de dólares ainda é de um milhão de dólares. Mas Jobs não estava apenas recompensando seus tenentes, ele estava tentando mantê-los. As "mega subvenções" foram concebidas para ser uma grande subvenção em vez de pequenas subvenções a cada ano.


4. Jobs explica o raciocínio por trás de sua estratégia de compensação:


Uma das coisas que eu senti foi que, ao invés de dar-lhes ações uma vez por ano, como é comum em algumas empresas, eu prefiro dar-lhes quatro anos de estoque por atacado. . . . O principal é se o estoque sobe, o que sempre esperamos, então as algemas de ouro são dramaticamente aumentadas, o que eu esperava que acontecesse.


E sobre o assunto de sua própria concessão de 7,1 milhões de opções no momento, Jobs diz que ele negociou tanto porque sentiu que não estava obtendo o reconhecimento que ele merecia:


P. Você poderia me contar um pouco sobre o processo de como tudo isso aconteceu?


A. Bem, foi uma situação difícil, você sabe. Não era tanto sobre o dinheiro, porque uma porcentagem muito pequena do meu patrimônio líquido era da Apple.


A. Mas todo mundo gosta de ser reconhecido por seus pares, e o mais próximo que tenho, ou qualquer CEO, é o Conselho de Diretores. E, como já vimos nas discussões da última hora, passei muito tempo tentando cuidar de pessoas na Apple e, você sabe, surpreender e deliciá-las com o que uma carreira na Apple poderia ser - poderia significar para eles e suas famílias. E eu senti que o conselho não fazia o mesmo comigo.


A. Então eu estava machucado, suponho que seria a palavra mais precisa e, você sabe, o quadro me deu algumas opções, mas estavam todos debaixo d'água. Eles não estavam debaixo d'água necessariamente devido ao nosso desempenho, mas, você sabe, a bolha explodiu no ponto-coms, e aqui eu estava trabalhando, você sabe, eu não sei, quatro anos, cinco anos da minha vida e não ver minha família muito e coisas, e eu simplesmente senti como se não houvesse ninguém que me olhasse aqui, você sabe.


A. Então eu queria que eles fizessem alguma coisa e então conversamos sobre isso.


Apple & # 8216; falsified & # 8217; arquivos em Steve Jobs & # 8217; opções.


Fontes: o CEO entregou 7,5 milhões de opções de compra de ações sem autorização.


Ir para o texto Steve Jobs, diretor executivo da Apple Computer, foi entregue 7.


Ir para discutir comentários abaixo.


Ir para dados Veja as taxas mais recentes em todo o país.


Últimos dados de mercado.


Vídeo: o que Steve Jobs significa para a Apple.


Steve Jobs, diretor executivo da Apple Computer, recebeu 7,5 milhões de opções de compra de ações em 2001 sem a autorização necessária do conselho de administração da empresa, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.


Os registros que pretendiam mostrar uma reunião do conselho interno completo para aprovar a remuneração do Sr. Jobs, conforme exigido pelos procedimentos da Apple, foram posteriormente falsificados. Estes estão agora entre os elementos de prova que estão sendo ponderados pela Securities and Exchange Commission, na medida em que decide se deve processar uma ação contra a empresa ou qualquer pessoa em relação ao assunto, de acordo com essas pessoas.


As notícias sobre as irregularidades, que deverão ser reveladas em um arquivamento regulamentar da Apple antes do final desta semana, aumentarão a pressão que tem crescido em uma das empresas mais conceituadas do Vale do Silicon desde meados de 2005.


A Apple está entre as mais de 160 empresas que possuíram backdating de opção de estoque - distribuindo opções para executivos e outros funcionários aos preços de exercícios que foram reviados em níveis favoráveis ​​- um escândalo que levou à saída de vários executivos-chefe.


A revelação mais recente provavelmente aumentará as dúvidas sobre as divulgações da Apple sobre sua investigação interna sobre o problema de backdating. Em outubro, a empresa exonerou em grande parte o Sr. Jobs sobre o assunto, dizendo que, embora ele estivesse "ciente" do backdating "em alguns casos," ele "não recebeu ou se beneficiava dessas concessões e desconhecia a contabilidade implicações."


De acordo com uma apresentação da Apple em 2002, as opções em análise foram entregues ao Sr. Jobs em outubro de 2001, a um preço de exercício de US $ 18,30 por ação. No entanto, a pretensa autorização do conselho foi datada perto do final do ano, sugerindo que os benefícios não estavam devidamente autorizados e foram retroactivos. O Sr. Jobs depois entregou suas opções antes de serem exercidas, implicando que ele não obteve nenhum benefício direto delas. Mais tarde, ele recebeu uma concessão de estoque restrito pela empresa.


Os advogados da Apple informaram as pessoas envolvidas no caso sobre os resultados da revisão interna da empresa sobre o assunto, embora ainda não esteja claro quanto detalhes serão incluídos na apresentação.


De acordo com as regras da Apple, a remuneração do executivo-chefe deve ser estabelecida por um comitê de remuneração de conselheiros independentes e posteriormente autorizado pelo conselho diretor.


Um porta-voz da Apple se recusou a comentar o assunto na quarta-feira, mas disse que a empresa entregou as conclusões do seu inquérito interno à SEC. A empresa disse em outubro que encontrou "nenhuma má conduta de qualquer membro da equipe de gerenciamento atual da Apple", mas que sua investigação "suscitou sérias preocupações com as ações de dois ex-oficiais".


Ao mesmo tempo, também anunciou a renúncia de seu conselho de administração de Fred Andersen, ex-diretor financeiro. O Sr. Andersen não tinha sido um diretor no momento da concessão de opções de 2001.


© The Financial Times Ltd 2018. "FT" e "Financial Times" são marcas registradas do Financial Times.


Discussões mais ativas.


Dados: Últimas taxas nos EUA.


Relacionado: Financial Times.


A Microsoft nomeou Satya Nadella na terça-feira como seu novo diretor executivo. Nadella, que se juntou à empresa de software há 22 anos, substitui Steve Ballmer.


O CFO da Ex-Apple diz que Jobs é avisado da contabilidade de opções de ações.


Fred Anderson sai balançando nas declarações públicas da empresa sobre backdating, à medida que a SEC se move contra a ex-advogada da Apple, Nancy Heinen.


A declaração de Anderson veio logo após a Securities and Exchange Commission ter apresentado uma ação judicial contra Nancy Heinen, o ex-conselheiro geral da Apple, dizendo que suas ações levaram a uma "fraudulenta" opção de estoque de backdating na empresa. Um processo semelhante contra Anderson foi arquivado, mas foi resolvido. A SEC disse que não pretende apresentar ações contra a Apple como uma empresa.


O processo vem depois de meses de investigação por parte dos reguladores e da Apple no backdating, o que a Apple admitiu ocorreu em relação a duas bolsas de opções feitas para Jobs e outros executivos - incluindo Heinen e Anderson.


A SEC está cobrando que Heinen selecionou fraudulentamente datas de concessão anteriores para duas bolsas de opções, uma em fevereiro de 2001 para vários executivos da Apple, incluindo Jobs, Anderson e ela mesma, e um em outubro de 2001 para Jobs. A agência também diz que ela falsificou registros para cobri-lo e evitar que a Apple tenha que registrar despesas associadas a essas datas.


O advogado de Heinen emitiu uma declaração dizendo que suas ações estavam de acordo com os desejos e legais da Apple.


"Toda ação que a Nancy levou foi totalmente compreendida e autorizada pelo conselho de administração da Apple, era consistente com os interesses dos acionistas - e consistente com as regras, como ela as entendia facilmente", disse o advogado de Heinen, Miles Ehrlich, de Ramsey-Ehrlich.


A prática do backdating de opções de ações envolveu centenas de empresas nos últimos dois anos, incluindo a CNET Networks, editora da CNET News. O backdating ocorre quando os funcionários de uma empresa atribuem uma data de concessão para um prêmio de opção de compra de ações que foi anterior à data em que foi efetivamente concedido, geralmente para tirar proveito de um menor preço da ação na data anterior. Isso é legal se registrado corretamente, mas muitas empresas não registaram as despesas envolvidas com esta prática, e a SEC vem investigando várias empresas em conexão com backdating.


Alguns CEOs foram forçados a demitir-se ou demitido seu papel na bagunça, mas a Apple ficou presa por Jobs, considerado por muitos como um dos CEOs mais indispensáveis ​​no setor de tecnologia, se não o mundo dos negócios. Já disse várias vezes que Jobs não entendeu como a contabilização das opções de backdating deve ser tratada e que ele não se beneficiou pessoalmente com o backdating.


"Embora a investigação (da Apple) tenha constatado que o CEO Steve Jobs estava ciente ou recomendou a seleção de algumas datas favoráveis ​​de concessão, ele não recebeu ou se beneficia financeiramente com essas concessões ou aprecia as implicações contábeis", afirmou a Apple em uma declaração na SEC em dezembro passado .


Novas questões Caras de trabalhos.


Mas, em sua própria afirmação, Anderson implicava que Jobs estava conscientes das implicações contábeis das opções de backdating.


O porta-voz da Apple, Steve Dowling, recusou-se a comentar sobre as alegações de Anderson além de notar que a SEC arquivou suas ações judiciais contra ex-funcionários da Apple e nenhum membro atual da equipe executiva da empresa.


Anderson disse que Jobs informou no final de janeiro de 2001 que o conselho de administração aprovou uma data de concessão de 2 de janeiro de 2001 para a concessão da equipe executiva. Ele também disse que Jobs e Heinen concordaram em passar dessa data para o dia 17 de janeiro para evitar a percepção de que a empresa concedeu as concessões na data anterior para aproveitar o aumento pós-Macworld no estoque da Apple. Sob as regras da Apple no momento, isso foi bom enquanto o preço das ações em 17 de janeiro fosse maior do que o preço em 2 de janeiro, o que era.


Anderson disse que recomendou à Jobs, em janeiro, que as datas das opções tivessem que ser marcadas a partir da aprovação formal das datas de concessão, ou a Apple poderia ter que registrar uma despesa. Mas o conselho de administração da Apple não aprovou essas datas até o início de fevereiro, questionando se a Jobs realmente havia recebido a aprovação prévia dessas datas de janeiro do conselho. Como resultado, Anderson reembolsou a diferença de ganhos entre a data de 17 de janeiro e a data de aprovação de fevereiro como parte de sua liquidação com a SEC.


Anderson disse que não teve participação na concessão de outubro de 2001. Em agosto de 2001, o conselho de administração da Apple aprovou uma concessão de 7,5 milhões de opções para Jobs, mas não finalizou a concessão até 18 de dezembro. No entanto, uma data de 19 de outubro foi atribuída à concessão, quando uma reunião do conselho de administração era supostamente aprovado para aprová-lo. A Apple admitiu que a reunião nunca ocorreu.


Os minutos de uma suposta reunião especial do conselho foram criados para cobrir a data de outubro; Quem é responsável por esses minutos parece ser uma questão-chave no caso. A SEC está acusando que Heinen ordenou a criação dos documentos falsificados, mas o relatado no início desta semana que os advogados de Heinen planejam argumentar que um advogado interno, Wendy Howell, estava agindo sozinho quando criou a ata. Os advogados de Howell contestaram isso.


Como parte de seu acordo com a SEC, Anderson não admitiu qualquer irregularidade nem negou as acusações. Ele pagará quase US $ 3,5 milhões em restituição para as opções de ações de janeiro de 2001 que ele exerceu, refletindo o lucro obtido com a data da concessão anterior. Ele também pagará uma multa de US $ 150.000 e não será impedido de atuar como oficial ou diretor de uma empresa pública, uma penalidade que a Heinen enfrenta se for considerada responsável.


A declaração de Anderson, embora potencialmente embaraçosa para Jobs e Apple, provavelmente não terá nenhum efeito jurídico duradouro sobre o CEO ou a empresa, porque a SEC provavelmente estava ciente da história de Anderson antes de arquivar os processos contra ele e Heinen, disse Gene Munster, analista da Piper Jaffray. E ainda assim, a SEC negligenciou carregar Jobs e Clear Apple.


"Steve Jobs é como Teflon", disse Munster. "Com qualquer outro CEO, essas granadas de último minuto provavelmente seriam prejudiciais. (Mas) sejam investidores ou indivíduos, eles sentem que se Jobs está com problemas, esses produtos legais que eu tenho recebido estão em problemas".


O caso das opções de ações também não é esperado para colocar muito no relatório de ganhos do primeiro trimestre da Apple, agendado para amanhã. Espera-se que a Apple publique um trimestre "sólido", com vendas decentes de Mac e iPod no que geralmente é um trimestre mais lento para a empresa, disse Munster.


Compartilhe sua voz.


Seja respeitoso, mantenha-o limpo e fique no tópico. Vamos remover comentários que violam nossa política.

No comments:

Post a Comment